domingo, 7 de dezembro de 2014

Resenha "Nudez Mortal"- J. D. Robb

Pronta para uma série policial?
Sob o pseudônimo de "J. D. Robb", Nora Roberts inova tudo o que escreveu até agora com uma série de romance policial que nos surpreende. Para quem está acostumado a ler a mestre das histórias de amor, "Nudez Mortal" é quase como um trunfo na manga de Nora. Sim, ela escreve suspense e escreve muito bem! 
Super recomendo a leitura para quem quer se envolver com um livro bom e com uma história policial que não entrega os suspeitos logo de cara, No primeiro livro da série, somos apresentados à maravilhosa e bad ass tenente Eve Dallas. Estamos adiantados em alguns anos no livro, então a história se passa na época de 2058 e claro, muita coisa mudou. Política social deu à prostituição regras e uma proteção maior, agora quem quer entrar para a profissão, deve receber um treinamento e possui uma série de legalidades que possibilitam uma vida menos conturbada, como vemos nos dias de hoje. Armas são de última geração e o computador? Disponível à mão, com o nome de "tele-link. Futurismo à parte, "Nudez Mortal"não faz exatamente o gênero robô e etc. Na verdade é bem inteligente, porque estamos à quarenta anos do nosso presente, então as inovações não são tão exageradas como vemos nos livros de hoje em dia. É claro que, após tantas mudanças, a trama deixa bem claro que o homem continua sendo homem, mesmo com tanta tecnologia e suas falhas são as mesmas de "anos atrás". No livro, temos um caso de assassinato e a tenente precisa descobrir quem foi que, meticulosamente, encobriu tudo. Uma prostituta de família rica foi descoberta com três tiros dispostos estrategicamente no corpo e nenhum sinal de identidade que pudesse ajudar a localizar o assassino. O segredo está no uso de armas do século XX e como vemos adiante na história, por motivos do século XX. 
O assassino de Sharon DeBlass, neta do senador, odeia a prostituição e usa armas do século passado, mostrando que é extremamente conservador e é um hacker muito bom, para driblar todos os sistemas da polícia. Na lista de suspeitos, o magnata Roarke tem lugar na primeira fila, por ser dono de quase tudo na cidade e claro, estar na agenda da falecida DeBlass. Misterioso e fechado, Dallas consegue com que ele facilite a interrogação em uma rápida viagem em seu jatinho particular. Mas para quem tem a mente rápida, descartamos de cara o bonitão, uma vez que ele parece muito mais interessado na tenente linha dura, do que na própria defesa. Sim, ele estava na clientela de Sharon e sim, ele tem armas antigas em seu arsenal, mas de uma coisa estamos certos: ele não ataca ninguém, a não ser as defesas de Eve e de seu próprio coração. 
Eve tem então que se manter atenta, pois em um curto período, o assassino faz mais uma vítima. Uma novata, que havia tirado sua licença há poucos meses e que é a segunda de seis mortes, como o psicopata faz questão de deixar claro nos vídeos em que ele mostra a vítima sendo morta. Para completar a falta de tempo e de pistas, o Senador DeBlass se mostra um impessilho no caso, pois não quer que a morte de sua neta esteja vinculada com a de outras prostitutas, e aí ele e o Secretário Simpson começam a cercar a tenente, inclusive vigiando sua vida pessoal e trazendo à tona seu envolvimento com um dos suspeitos. 
A tenente tem que encontrar o cara que está matando mulheres por diversão por aí e deixar seus próprios demônios do passado de lado, pois eles insistem em se convergirem com o caso, já que parecem envolver o mesmo tipo de violência que aconteceu com ela. A história é maravilhosamente bem estruturada e o assassino final, um cretino maior do que nós mesmos pensávamos que era. Mas eu, particularmente, adorei conhecer a Eve e o seu envolvimento com Roarke se torna meio que essencial para que ela se mantenha sã. Sabemos que quando a pessoa é muito centrada no trabalho e tem qualidades inquestionáveis, há algo de muito sombrio escondido em seu passado, e é exatamente por isso que quero devorar os outros livros da série. Vale a pena conhecer!

Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528610640
Ano: 2004
Páginas: 350

Nenhum comentário:

Postar um comentário