sábado, 20 de setembro de 2014

#WishList: Série Os Tudors - Philippa Gregory

E aí bookaholics, tudo bem?

Espero que tenham gostado do novo layout do Blog, que estava super precisando de um upgrade. Um obrigada especial pro meu nerd-gênio favorito Daniel, que me ajudou a ajustar o html e deixar o Palavra Descruzada um pouco mais com a minha cara!


Decidi fazer uma nova tag, chamada #wishlist, pra mostrar todos os livros que eu estou super curiosa para ler e que tem uma boa repercussão por aí. Quem sabe você não tenha lido também e possa comentar o que achou, ou até fique na vontade também? Pra quem gosta de romance, aposto que essa lista vai aguçar o espírito amorzinho que sei que compartilho com mais milhares de bookaholics nesse mundão. 

Wish ♥ 1: Série Os Tudors, da Philippa Gregory

Se tem uma coisa que eu gosto tanto quanto livro de romance, é uma boa história épica. Nada como ler os livros enormes do Bernard Cornwell, por exemplo, que falam sobre os vikings, saxões e o Rei Artur, que é o meu personagem histórico favorito por mil razões diferentes. Mas tem uma mulher que eu considero tão boa quando o Cornwell, e ela é a Philippa Gregory. Meu deus, os livros são impecavelmente escritos com lealdade dos fatos ocorridos há séculos atrás e o enredo é tão envolvente quanto a sinopse promete. Para quem não sabe, os Tudors foram uma família nobre da Inglaterra que governou o país após a Guerra das Rosas no séc. XV. Se ainda assim não refrescou a mente, o monarca mais famoso desta dinastia homônima é o pervertido e sagaz Henrique VIII, aquele que desfaz os laços com a Igreja Católica só para se casar com a plebeia Ana Bolena. Lembrou? Pois é, eu também sou super curiosa para saber o que aconteceu de verdade nesse tempo (mesmo que o real não seja possível saber, né? História é história) e nunca consegui assistir a série Os Tudors até o fim, então começar a ler essa série foi uma ideia genial. Infelizmente é super difícil de achar os livros no sebo e eles são super caros, então pretendo conseguir trocar no Skoob ou comprar aos poucos. 

São seis livros no total, todos eles enormes e contam a história da corte inglesa na visão das mulheres envolvidas na vida de Henrique VIII. Temos a Catarina de Aragão, sua primeira esposa, suas filhas Mary e Elizabeth, as amantes e esposas Ana Bolena e Ana de Cleves e claro, Mary Stuart, Rainha da Escócia e descendente do trono inglês. Para vocês terem uma ideia, todas as tramas que estas forças femininas promovem para alcançar o trono, são descritas por Philippa, com uma habilidade impressionante de adicionar novos elementos na história já revelada. Li apenas "O Bobo da Rainha", que conta a história da jovem Hannah e sua vidência, que a faz ter uma relação muito próxima com a Rainha Mary e posteriormente com a Rainha Elizabeth. Nesse livro a intensa luta entre as duas Rainhas é contada, de forma que vemos a filha de Catarina de Aragão minguando seu poder, enquanto sua meia irmã e filha de Ana Bolena conquista a todos com sua inteligência e sedução. Acho que ficaria tão dividida quanto Hannah ficou, pois não é possível amar só uma delas, já que as características são tão únicas e tão harmoniosas com toda a corte Tudor, que fica difícil saber em qual time você está.

Mas enfim, é uma boa dica de leitura, dá para ficar um mês envolvida na dinastia mais famosa da Inglaterra e conhecer todas as mulheres de Henrique VIII. Acho que não só rola uma curiosidade sobre a própria história, mas como também o que a gente faria, como mulher, na posição de cada uma delas. Isso é bem interessante de se pensar conforme a leitura vai progredindo no livro. E antes que vocês achem que é tedioso, não se trata de um livro jornalístico e nem muito menos didático sobre a época, viu?! Para quem gosta de romances épicos, a série Os Tudors é mais do que recomendada, porque não tem a proposta de mostrar o que aconteceu, mas sim os fatores que fizeram com que cada uma chegasse aonde chegou. Por isso que minha #WishList é ler os outros cinco livros da Philippa, e escrever uma resenha aqui no Blog, obviamente! 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário