quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Livros da Semana: Romances de Cabeceira

Pensei em fazer uma lista dos livros de romance que li e que super recomendo, porque acreditem, eu sou uma leitora assídua e 100% assumida dos autores que mais escrevem livros considerados clichês ou “água com açúcar”. Não ligo pro rótulo, porque querendo ou não, quando alguém procura um filme de romance, sempre acaba escolhendo o famoso e imortal “Diário de uma Paixão”, considerado um dos melhores do gênero e, adivinhem? Foi o Nicholas Sparks que escreveu! Então tenho uma dica: se você é que nem eu, que precisa de livros de romance para dar aquele gás, ativar aquela esperança de que o amor realmente existe e no fim, se inspirar naquelas histórias, essa lista com certeza servirá!

A primeira dica está nessa posição porque além ser um livro escrito por grande escritor brasileiro, é uma estória que sempre me lembrou do filme “A Bela Adormecida”, da Disney. Para a surpresa de alguns, não direi “Dom Casmurro”, porque em minha opinião, o livro não fala exatamente de uma história de amor, mas sim de outras coisitas... Enfim, a primeira indicação é com certeza e sem dúvida nenhuma o livro “A Moreninha”, do Joaquim Manuel de Macedo, que consagrou esse livro como o primeiro romance da nossa literatura. Não é uma questão patriótica, mas é que é uma dessas histórias que relatam verdadeiramente os costumes da época, então fica gostoso de acompanhar o desenrolar da história com todos os valores que eram comuns durante o Segundo Reinado, época em que a história se passa. Você com certeza se apaixonará pela inocência de Carolina e de Augusto, que rapidamente caem em um amor intenso e apaixonante à primeira vista, mas que estão presos à um juramento de amor feito no passado. O final da história é muito, muito e muito fofo! Eu diria que, como um dos primeiros romances tipicamente brasileiros, é bem característico como se fosse um começo mesmo, sabe? Tem toda aquela inocência, graça e namoro de primário que nos dias atuais achamos até graça, mas que naquela época era totalmente normal. Para quem gosta de história e literatura juntas, mais um motivo pra tirar A Moreninha da estante do sebo, hein? Fora que, como uma boa amante de romance, esse é um dos mais fofos que existem! Descobri que tem uma novela que aborda a história, vou dar uma checada e depois conto para vocês o que eu achei! 
Uma das edições do livro "A Moreninha"

Se no topo está um brasileiro, não tem como fugir da segunda posição o favorito dos livros de amor/drama/quero ser a protagonista, o maravilhoso e sensacional Nicholas Sparks. Eu confesso que teve uma época que eu era viciada nos livros dele: tinha lançamento e eu comprava. Não consegui ir vê-lo quando ele veio para São Paulo, porque tinha que apresentar um seminário na faculdade, mas podem ter certeza que sou uma das fãs número 1 dele que consomem aqueles livros como se fosse uma dose a mais de oxigênio. Tirando o drama, não vou indicar os já conhecidos e famosos Best Sellers dele, mas dois que gostei muito da história porque não acabaram como os livros dele costumam acabar (sim, para quem lê muito NS, percebe que ele tem um padrão) e ensinam coisas muito valiosas mesmo no final. O primeiro é “Querido John”, e sério, tem outros dele que são lindos e que a gente precisa de um lenço do lado, mas esse está com certeza de parabéns! Tudo começa, é claro, com aquela paixão que vem “do nada” (e eu curto muuuito histórias assim) e parece que destrói mesmo os dois, no sentido bom da palavra. A Savannah e o John são perfeitos e parece que tanto ela como ele se fazem bem simultaneamente, apesar de todas as qualidades que os dois já possuem. Fora que a Sav (sim, sou íntima) é um exemplo, porque ela lida com uma galera especial com dom mesmo, ela é o tipo de garota que quer fazer o bem para o próximo e cara, isso tá faltando no mundo. E o John, apesar de não aceitar muito pai, é um cara humilde que também tem a mesma vibe que a Savannah. Ao que me parece, esse é um dos livros que fala muito mais sobre "aceitar quem a gente é" do que sobre amor. É como se os dois tivessem deixado algo especial na vida deles, como se fosse um impulso para que os dois dessem o melhor de si. E me processem, mas eu prefiro o final em que não tem amorzinho óbvio! (Não vou contar por motivos de spoiler, mas para quem leu, acho que super combina com tudo o que falei: não é questão de amor, mas aceitar quem eles são e ter aprendido muito um com o outro). Enfim, acho histórias assim bonitas. Amor não é só "vamos ficar juntos" e ok. Amor também é aprendizado, minha gente! 
Gif do filme "Querido John" porque é muito amorzinho <3


Nessa mesma linha, está o outro livro dele que super indico como terceira posição: "O Casamento", que é como se fosse uma continuação de "Diário de Uma Paixão" só que não, porque o protagonista não tem nada de Noah. Ele é o genro dele, e na verdade se torna um "coxinha padrão", daqueles engravatados que criam uma rotina no casamento quase impossível de não querer desesperadamente se divorciar. Mas é com o sogro que ele aprende a reconquistar a esposa, aprendendo muito mais sobre si do que ele realmente esperava. É aqueles tapas na cara que a vida te dá quando você está prestes a perder alguém, sabe? Esse livro fala sobre isso, e claro, o desfecho é muito legal mesmo e como é de costume em NS, você suspira muito com o final. Se você procura um romance com conteúdo, esse tem bastante e eu adoro o fato de que de uns tempos para cá, o Nicholas Sparks tem investido em moldes de livros menos água com açúcar. 
Trecho do livro "O Casamento" pra vocês se apaixonarem também

Mas para quem não suporta esse tipo de leitura, está aqui a mulher da vez, e que eu com certeza vou conseguir ler todos os livros já publicados porque ela tem muito o que ensinar! Nora Roberts, que não é boba nem nada, já tem mais de 200 títulos publicados, e não tem um livro que você não queira desesperadamente arrancar o personagem pra chamar de seu. É aquela velha receita de criar um cara perfeito, lindo e maravilhoso, colocar ele em uma situação de conflito com uma personagem peculiar linda e maravilhosa e pronto: sexo e romance na medida certa. Eu gosto da maioria dos livros da Nora, porque diferentemente do Nicholas (que vem do Sul e tem uma pegada mais puritana), ela escreve sobre sexo e são cenas não vulgares de tirar o fôlego. Acho que isso é legal em qualquer livro de romance porque você começa a entender a dinâmica do casal bem melhor depois dessas cenas. É por isso que na quarta posição está "Fruto do Pecado", um livro que não é um Best Seller mas que arranca muito suspiro com as descrições da Nora! Li recentemente e aprovo, principalmente porque a protagonista tem aquele #girlpower maravilhoso, é independente e do nada se depara com um vizinho-inimigo que ela deveria odiar, mas a tensão sexual entre os dois não mente! Sério, é pra ler e ficar apaixonada com a brincadeira de gato e rato dos dois que só faz a vontade que eles tem um pelo outro aumentar. Se você curte um cara daqueles que te enlaça e te chama de minha, o Aaron com certeza vai te deixar maluca! A Jillian e ele tem uma rixa antiga de família, no estilo Romeu e Julieta, mas a química entre os dois mostra que nem tudo tem que ficar do jeito que sempre foi. Enfim, pra você que curte um romance intenso, esse livro tem que estar na sua cabeceira!

Não julgaremos o livro pela capa nunca mais com essa edição de "Fruto do Pecado"!
Outro da Nora que merece a menção é da nova série dela, o "Quarteto de Noivas", que com certeza merece resenha aqui posteriormente! Uma comédia romântica perfeita, uma história que mescla amizade com amor e que qualquer garota vai se identificar porque as quatro personagens são os clichês que infelizmente somos nos relacionamentos! Eu li "Álbum de casamento" e amei a narrativa! Ao contrário dos outros livros, por ser uma série, essa história está bem explicada e você realmente se apega pelos personagens. A Mackensie é uma fotógrafa daquelas que vivia nas sombras das amigas na infância e que tem um relacionamento complicado com os pais, mas que tem um gênio bem forte. Ela marca presença, entendem? Adoro o jeito no qual ela faz o trabalho dela, ama o que faz, mas não acredita nenhum pouco no amor, por conta do relacionamento com a própria família e tal. Acho que me identifiquei demais com ela pelo fato dela querer fugir de alguma forma quando "o amor bate na porta", porque ela sabe que isso não vai acabar bem. Mas no final das contas, quando é pra ser, não tem jeito. Ela acaba se rendendo e você também, porque o Carter é o cara que você gostaria de apresentar pra sua mãe também! Adorei cada parte desse livro, me diverti muito lendo porque a Nora tem umas sacadas geniais, e não sei se é só porque a Mac é assim, mas com certeza vou querer ler os outros. A única coisa que me decepcionou um pouco foi o final, porque achei meio "rápido". Mas vou fazer resenha e aí conto mais para vocês! <3
Editora Arqueiro, sempre com as melhores capas. Essa é de "Álbum de Casamento"

Nenhum comentário:

Postar um comentário